Autoridade de domínio: o que é e como influencia no meu site
5 anos atrás – em Conteúdo
Autoridade de domínio? 😱
Calma, não se desespere… se você chegou até aqui você está atrás de soluções de como gerar relevância para o seu site. E garanto que você terá essas informações ao decorrer do artigo. Vamos lá!
Autoridade de domínio em sites recentes
Sites muito novos têm autoridade de domínio inferior. Mesmo com toda e melhor estratégia de conteúdo, ainda assim sites recém publicados não terão um bom ranqueamento de palavras chave nos mecanismos de busca.
O complicado nesse caso é que a maioria dos clientes perguntam por isso. Eles sempre querem ver o próprio site bombando e tendo preferência na primeira página do Google. Porém, dizer que mesmo com todos os esforços ele de início não terá essa chance é bem difícil.
Essas limitações estão fortemente atreladas às palavras chave de alto volume e de alta concorrência. Além de conter baixo histórico de conteúdo e backlinks limitados. Mas aqui vamos te orientar sobre as questões de autoridade de domínio e vamos te mostrar como conseguir verificar e melhorar a sua pontuação atual, tudo isso independente de posição.
O que é e qual a importância da autoridade de domínio?
Quando um usuário faz uma pesquisa nos mecanismos de buscas – que vamos citar o concorrido Google, seja qual for a pesquisa, aparecerão milhares de sites para o termo buscado.
Para o Google será uma jornada complexa dentre todas as páginas já indexadas por ele. Porém, ele apresentará sites com maior relevância e histórico de conteúdo confiável. Por isso, o seu site super novo terá dificuldades de ranquear para as mesmas palavras chave.
O domínio em si não é uma métrica para o Google classificar sites, mas isso faz com que ele te compare aos concorrentes e lance uma nota de 1 a 100 (claro que quanto maior melhor) e isso indica a confiabilidade do seu site para a probabilidade de classificação.
Como analisar a autoridade atual do seu domínio
Para sites muito novos ou até mesmo pouco trabalhados em links geralmente estão com 30 pontos de autoridade para domínio. O que é muito bom e muito mais fácil de superar essa pontuação atual. Já que para sites melhor estabelecidos fica bem mais difícil subir de uma pontuação alta para uma maior ainda.
Existem ferramentas gratuitas para análise da autoridade de domínio como a MozBar, essa é uma extensão da Moz’s Explorer que é paga. Mas há a possibilidade de 10 verificações gratuitas ao mês, então você de repente também poderá optar por ela.
Com a Moz é possível verificar a autoridade de um domínio específico ou até mesmo de páginas internas – URL específica.
Outra ferramenta gratuita e bastante usada é a Ubersuggest do Neil Patel, esta é bem simples de usar. Você consegue verificar a pontuação do seu domínio através do DOMAIN SCORE e também consegue ver quantos backlinks há para o seu site.
5 super dicas para criar autoridade para o seu domínio
Mesmo que de forma indireta, a relevância de um domínio é muito importante. Alcançar a autoridade de um domínio mais antigo é algo difícil, porém não impossível. Por isso, vamos às dicas.
Você verá quais são as 5 dicas as quais você está apto a iniciar e criar a autoridade de domínio que deseja.
- Link Building
O Link Building é SUPER importante para um site; e ter o seu site sendo mencionado nos demais sites de grande autoridade é SENSACIONAL. O Google nota essas marcações e passa a dar maior credibilidade ao seu site.
Utilize o próprio Ubersuggest para verificar a quantidade de backlinks existentes. Após isso, analise a autoridade desses sites que te mencionam. Claro que todos são bem vindos, mas aqueles acima de 50-70 são os melhores.
Para atrair e expandir o número de backlinks é importante começar a criar bons conteúdos em seu site utilizando o blog. Assim você tem o que oferecer de referência as pessoas. Por isso, se você possui um site e nele não consta um blog, corra para desenvolver um!
Criar parcerias faz com que o número de backlinks aumente. Exemplo, você é um arquiteto – faça parceria com um designer de interiores, assim um menciona o outro em seus sites. Ou até mesmo fornecedores. Mas lembre-se que é muito melhor ter links de vários sites do que muitos links de um único.
- Exclua backlinks prejudiciais
Uma boa ferramenta para verificar backlinks suspeitos é o SEMrush, ele sinaliza o que há de prejudicial ao seu site.
Alguns links que consegue remover de forma manual são aqueles de comentários em fóruns, por exemplo. Por isso, é sempre bom ter uma lista de backlinks pois assim facilitará um pouco mais esse seu trabalho.
- Crie conteúdo relevante
Aqui na Hixel a gente sempre tenta mostrar ao nosso cliente qual a importância de um blog. Pois o Marketing de Conteúdo é a chave para diversas estratégias do Marketing Digital – o que não vamos nos prolongar e vamos deixar para uma próxima publicação.
Ter um site com blog é fundamental pois aumenta cada vez mais a quantidade de conteúdo. Lembra que lá em cima eu mencionei sobre a necessidade de histórico de conteúdo para a relevância e classificação do Google?!
Com o blog é possível manter as páginas principais intactas e ao mesmo tempo cria novas oportunidades para conteúdo.
- Resolvendo possíveis problemas
Existe também a possibilidade do Google não conseguir rastrear o seu site, isso devido a links quebrados e pequenos bugs. Logo verificar possíveis problemas em seu site é algo essencial.
- Melhore a sua presença social
Não espere o tráfego, corra atrás dele. Essa é a dica. Não compensa criar conteúdo se ele não for consumido, correto?
Inicialmente, pode ser que precise criar conteúdos de blog com chamadas para compartilhamento e comentários. Isso auxilia bastante no aumento da sua presença social.
Compartilhe os seus conteúdos de blog, impulsione as publicações e leve as pessoas até o seu site. Crie movimentação para ele e mostre ao Google que as pessoas se interessam pelo o que posta.
Ao compartilhar as publicações de blog aposte em CTAs. Dê valor ao seu conteúdo com chamadas impactantes e não espere que as pessoas criem esse interesse sozinhas.
Conclusão
Vimos que os backlinks são ESSENCIAIS para a relevância orgânica de um site. Essa estratégia entra nas estratégias de SEO mostrando ao Google que o seu site é mega relevante, respeitável e de qualidade.
Só não se esqueça que os backlinks precisam estar bem linkados como por exemplo, você possui uma imobiliária e possuem outros sites de imóveis linkando o seu, isso é fantástico.
E aí, o seu site está redondinho do jeitinho que o Google gosta?
Coloque essas dicas em prática e nos diga como foi a sua experiência.
Aaah… e não se esqueça de marcar a gente 😉