O comando de voz é a mais nova e crescente tecnologia presente de variadas formas no nosso cotidiano, seja dentro do seu carro, celular ou até mesmo na geladeira.

Devido a inclusão do comando de voz no nosso dia a dia, há a necessidade de otimização de conteúdo em sites. Você sabia disso?

Ao longo do ano de 2015, “as pesquisas por voz saltou de zero para 10% do volume geral de pesquisas globalmente”.

Pensando nesse novo cenário, as estratégias de marketing devem ser adaptadas para tal realidade uma vez que em 2017, 13% das casas estadunidenses já utilizam algum dispositivo por comando de voz (Alexa, Siri, ou o próprio Google Assistent).

Para este ano, a estimativa é de que 55% dos lares dos EUA estejam adaptados a nova tecnologia. Com espera da metade das buscas sendo através do comando de voz – 30% sem tela à vista.

No Brasil as coisas acontecem um pouco mais devagar que nos EUA, mas de qualquer forma, algumas pessoas já estão utilizando o recurso pelo celular e também já existem algumas alternativas bacanas para alguns comandos dentro de casa, como a própria Alexa. Fora que a tendência é que isso fique cada vez mais comum por aqui.

Por mais que algumas pessoas no Brasil já estejam utilizando as pesquisas por voz e seja mais provavelmente de seus smartphones, isso acaba afetando de qualquer forma as buscas visto que a maioria das pessoas hoje em dia acessam a internet através dos celulares.

Aí você se pergunta: E o que isso muda nas buscas? 
Muito mais do que você imagina. Vamos conferir?

O que você encontrará neste artigo:

  1. O que as pessoas estão pensando sobre as pesquisas por voz
  2. As mudanças do Google para as pesquisas
  3. Quais desafios a pesquisa por voz apresenta para os profissionais de marketing?
  4. Como otimizar para pesquisa por voz?
  5. Confira 4 “práticas recomendadas” para pesquisa por voz
  6. Você está preparado? O futuro da pesquisa chegou!

O que as pessoas estão pensando sobre as pesquisas por voz

O fato é que eu mesma me vejo utilizando a pesquisa por voz cada vez mais no dia a dia através do meu smartphone. E assim como eu, outras pessoas também estão utilizando e achando o método mais rápido, fácil e simplesmente mais “divertido” do que digitar letra por letra.

Algumas pessoas se sentem mais entendidas de tecnologia pelo simples fato de utilizar o comando de voz de seus celulares. Acredita?

Num estudo realizado pela Statista, foi descoberto que 28% dos usuários acham essa alternativa de pesquisa mais precisa de se pesquisar do que usando um teclado para as buscas.

Hey Siri: O que é pesquisa por voz e como otimizar os seus conteúdos

Mas o que isso significa do ponto de vista de SEO e como garantimos que nosso conteúdo esteja otimizado para pesquisa por voz?

As mudanças do Google para os mecanismos de buscas

O Google lançou em 2013 uma atualização de seu algoritmo Hummingbird, que usou a Indexação Semântica Latente para analisar melhor o significado dos termos de pesquisa. Isso levou a entender que estão verificando cada vez mais a intenção de busca do usuário.

A pesquisa por voz é apenas mais um passo nessa direção e nos mostra que é mais importante do que nunca estar consciente dos “porquês”, reforçando mais uma vez o que já comentamos no artigo Como criar conteúdo baseado em intenção, que tentar simplesmente classificar uma palavra-chave ou mais pode estar ultrapassado.

Levando em consideração essa nova estratégia de conteúdo, escrever um artigo repleto de palavras-chave possa não ser mais a solução, você deve centralizar nos seus usuários, criando conteúdo que seja valioso e que resolva quaisquer dúvidas ou preocupações que seu público possa ter.

Quais desafios a pesquisa por voz apresenta para os conteúdos

Temos alguns desafios pela frente quando o assunto é pesquisa por voz e isso não está muito longe do real. As alterações precisam ser mais breves e assim quando o cenário estiver 100% modificado você já estará na frente em popularidade.

Você verá algumas alterações de grande importância na pesquisa por voz que afetarão a maneira como os sites precisarão otimizar, incluindo:

Consultas mais complexas

No início da inserção da pesquisa por voz era um pouco mais simples, a tecnologia exigia que as perguntas fossem realizadas através de palavras chave e de forma mais cuidadosa na fala. Hoje, com o avanço dessa tecnologia o comando ficou mais complexo e de forma mais natural à fala.

Adeus ao apelo visual

Atualmente, a maior preocupação fica ao redor do design, o visual muitas das vezes é mais levado a sério, mas com a mudança da pesquisa por voz onde nem sempre a pessoa visualiza a pesquisa que faz (pela possibilidade de pesquisa sem tela), a estratégia deverá dar mais ênfase a voz.

Concorrência mais acirrada

Vamos pensar que a pesquisa foi feita para uma busca de um restaurante ou um café mais próximo (interação curta), isso dará uma concorrência maior visto a não complexidade da pergunta.

Pesquisa local

Ainda pensando um pouco na questão acima, as pesquisas por voz poderão ser focadas para consultas mais “momentâneas” de pessoas em tráfego ou de quem tenta atender a uma necessidade imediata – que é onde a pesquisa local se destaca, logo, adicionar localização em seu conteúdo é essencial para retornar nas buscas.

Flexibilidade

Cada dispositivo que utiliza a pesquisa por voz, tem algo de diferente. Por exemplo, o Google geralmente resulta em respostas de pesquisa por voz da caixa de respostas do Google ou “posição zero”. Já a Siri está mais propensa a uma resposta baseada na localização. Por isso, você precisa estar consciente da sua estratégia de otimização e planejar adequadamente.

Se você está constantemente aprimorando e otimizando o site da sua empresa para pesquisa local, já está caminhando de forma correta. Agora, você só precisa começar a se aprofundar um pouco mais com a pesquisa por voz.

Como otimizar para pesquisa por voz?

A questão que deve ser levada em consideração é e sempre será a facilitação para o seu cliente (ou de seus potenciais clientes) encontrar o site da sua empresa e assim comprar seus produtos e/ou serviços. Por isso, estar a frente e se adaptar à novas tecnologias e as mudanças em meios de pesquisa é essencial.

Hey Siri: O que é pesquisa por voz e como otimizar os seus conteúdos

Antes de começar a iniciar a otimização do site da sua empresa por voz, você precisa compreender quais são as principais maneiras pelas quais ela difere da pesquisa tradicional:  

Agilidade de pesquisa

A pesquisa por voz usa muito mais palavras do que a pesquisa tradicional. As pessoas falam mais rápido do que podem digitar, e isso faz a diferença.

Respostas

As perguntas são mais reais. E ao invés de digitar “melhor restaurante vegano perto de mim?” as pessoas poderão dizer “onde fica o melhor restaurante vegano da cidade?”. As pesquisas por voz estão mais propensas a começar com “quem”, “o quê”, “onde”, “quando”, “por que” e “como”.

Com dados mais específicos, podemos dizer que as frases iniciadas por “Quem” subiram 134% e as frases “Como” subiram 81% nas buscas. “

Breve e claro

A pesquisa por voz também depende dessas duas coisinhas, brevidade e clareza em suas respostas, só assim será eficaz. O número médio para uma resposta em pesquisa por voz é de 29 palavras e é escrita no nível da nona série.

Coloque-se no lugar do seu consumidor, quais seriam as perguntas que eles fariam em relação ao seu produto e/ou serviço? Como eles podem expressar essa necessidade na fala?

Única

As pesquisas por voz não gerarão uma página inteira com resultados/respostas como nas buscas tradicionais por escrito; e sim uma resposta. E essa resposta precisa ser ótima.

Você pode colocar em prática uma lista de “práticas recomendadas” para otimização da pesquisa por voz utilizando as informações abaixo. Vamos começar?

Confira 4 “práticas recomendadas” para pesquisa por voz

  1. SEO

A otimização por comando de voz deve ser iniciada pelas recomendações padrão de SEO para mecanismo de busca.

  • Criar conteúdo relevante;
  • Utilização de palavras chave;
  • Meta descrição excelente;
  • Fácil leitura e navegação;
  • Boa velocidade de carregamento;
  • Informações de contato como, endereço, número de telefone, e-mail, por exemplo, sempre atualizados.

Quanto maior a classificação da sua página por uma palavra chave específica, maiores serão as chances de você ser resultado na pesquisa por voz.

Para entender mais sobre as práticas de SEO, nós disponibilizamos um artigo completo sobre O que é SEO?, para acessá-lo clique aqui.

2) Crie conteúdo com perguntas e respostas

Como a pesquisa por voz resulta em apenas uma resposta ao pesquisador, essa resposta necessita de ser útil e precisa. Uma outra questão, é a facilidade de entendimento e brevidade. Tende criar conteúdo dividido em pequenas estrofes.

Uma dica para estrofes menores são as FAQ’s (perguntas frequentes) de um site. Geralmente, as perguntas tendem até a serem no mesmo estilo de uma página como essa.

O que também vale lembrar, é que nem por isso todas as páginas do seu site deverão ser nessa mesma estrutura de pequenas estrofes. Deve-se levar em consideração as pesquisas por voz sim, mas o seu site também precisa ser um local com informações suficientes aos seus consumidores.

Alguns locais a mais que são recomendados a se checar para transcrever essas respostas são as Redes Sociais, e-mails de clientes e até mesmo as questões que eles trazem por telefone quando entrar em contato direto com a sua empresa.

3) palavras-chave de cauda longa

As palavras chave de cauda longa são essenciais para as pesquisas por voz.

Você sempre deve lembrar em como as pessoas falam e em como elas geralmente formulam as perguntas, já que a fala e a escrita são coisas completamente diferentes.

Num estudo realizado pela Search Engine Land, constataram que houve um aumento significativo nas frases de perguntas de 61% ano a ano.

Ao trabalhar as suas palavras chave de cauda longa, procure um título geral com algumas palavras-chave específicas adicionadas para ajudar a refinar e restringir seu foco. Como no exemplo abaixo:

Se você possui uma loja de roupas, “vestido” pode ser sua palavra-chave de cauda curta e suas palavras-chave de cauda longa podem incluir coisas como “vestido vermelho em cetim em São Paulo”, “vestido vermelho em cetim de grife em São Paulo”, “Entrega de vestidos em até 48h” e assim por diante.

Uma estratégia mais específica e enxuta na utilização de palavras chave de cauda longa não apenas te ajudará a sair na frente no que refere-se a concorrência, como também na taxa de conversão.

4) Aumente a autoridade geral do seu site

A autoridade de um site também está fortemente ligada às estratégias de SEO, mas claro que vale repetir aqui para você. Você precisa criar e trabalhar os backlinks do site de forma constante, assim também como estar presente nas Mídias Sociais.

A taxa de compartilhamento aumentam de forma significativa a probabilidade de que seu conteúdo seja bem sucedido nas pesquisas por voz.

No entanto, as Redes Sociais não são o único fator importante para a autoridade do seu site. Os resultados das pesquisas por voz também tendem a favorecer fortemente o conteúdo com maior classificação nas SERPs (Search Engine Results Page – página de resultado dos mecanismos de buscas) e geralmente está associado a páginas com cerca de 2.300 palavras.

Os resultados de voz têm exatamente uma chance de acertar a resposta para cada pergunta realizada; portanto, os algoritmos naturalmente preferem conteúdo bem escrito, bem elaborado, completo e aparentemente confiável.

Por este motivo, nós sempre frisamos que o conteúdo do seu site precisa ser relevante!

Conteúdo para pesquisa por voz

Conteúdo de qualidade sempre será essencial para superar os resultados da pesquisa seja ela feita em qualquer um dos dispositivos – telefone, computador ou voz, por exemplo. Esforce-se ao máximo para ser autoridade em seu nicho – e só assim você será aquele local em que as pessoas naturalmente retornam quando desejam informações relevantes.

Leia mais sobre autoridade de domínio e entenda o que é e como influencia no seu site, clicando aqui.

Você está preparado? O futuro da pesquisa chegou!

A otimização da pesquisa por voz está ligada, em parte, às estratégias de SEO e, em parte, à consciência sobre as formas em que as pesquisas por voz diferem da escrita.

Leve em consideração a otimização para celulares. A facilidade com dispositivos móveis é um grande problema hoje em dia, diversos sites antigos ainda estão difíceis de se navegar no mobile; e alguns novos não são desenvolvidos pensando nisso. Um estudo até descobriu que 40% dos usuários de smartphones já começaram a usar a voz no segundo semestre de 2015.

O mundo da pesquisa já está mudando, de forma rápida e novamente. Por isso, é hora de investir em novas estratégias que te ajudarão a manter contato com seus clientes por meio da pesquisa por voz – antes de ficar para trás de seus concorrentes.