Hoje, as buscas por voz ainda não estão próximas ao 100%, mas isso é questão de tempo para que aconteça e tenhamos essa mudança geral nas buscas. Por isso, é essencial que a gente esteja preparado. O quanto antes começarmos, saímos na frente.

Com as pesquisas por voz em alta, os sites precisarão acompanhar as mudanças e estarem otimizados para tal. E se você quer saber o que está incluso nessa otimização, é só continuar a leitura 😉

Google e pesquisa por voz

Mais complexidade

No primeiro instante, assim quando tudo começou a ser modificado com a inserção das pesquisas por voz, a principal forma de adesão era através das palavras chave. Mas hoje, com todo o avanço da tecnologia por voz, o comando ficou ainda mais complexo e de forma mais natural à fala.

Apelo visual em segundo plano

Os profissionais da área do design estão sempre em busca de um apelo visual mais bacana. Claro que além disso eles também buscam ótima usabilidade. Mas será que com o avanço da tecnologia por voz isso ainda será o ápice dos projetos?

Com as pesquisas acontecendo por comando de voz, as pessoas não estão vendo o visual do projeto. Elas apenas esperam por uma resposta rápida e condizente ao que precisam. A voz é o foco de tudo!

Maior concorrência

Vamos para um exemplo onde podemos pensar que a pesquisa foi realizada para encontrar um restaurante ou um café mais próximo para fazer uma refeição rápida (interação curta), isso dará uma concorrência maior visto a não complexidade da pergunta.

Pesquisa local

Aqui ainda podemos analisar um pouco mais sobre a questão acima que fala da maior concorrência nas buscas. Pois as pesquisas através de comando de voz poderão ser focadas para consultas mais “imediatistas” de pessoas em tráfego – andando ou que estão num local específico e sem conhecimento da área.

O que faz com que seja muito interessante você além de utilizar a palavra chave como restaurante, também utilize a sua localização para facilitar no retorno da pesquisa.

Para pesquisa local é bem bacana que o estabelecimento esteja inscrito no Google My Business. Assim, é fácil para localizar e também para que os clientes possam fazer avaliações do local.

Flexibilidade

Cada dispositivo que usa o comando de voz, tem sua particularidade. Por exemplo, o Google geralmente resulta em respostas de pesquisa por voz da caixa de respostas do Google ou “posição zero”.

Já com a Siri, a coisa é um pouco diferente. Ela está mais propensa a uma resposta baseada na localização atual. Por isso, você precisa estar consciente da sua estratégia de otimização e planejar adequadamente.

A maior questão a ser avaliada aqui, é que a área do digital está sempre em constante modificação assim como tudo na vida. Então não dá para simplesmente criar um app ou um site e esperar que tudo funcione lindamente sem que faça o básico.

Ter um site significa atualizações constantes. E além disso, facilidade para atualização, já que muitas pessoas não contam com sites em WordPress, por exemplo. Que são sites que oferecem uma atualização mais fácil.

Aqui a gente sempre fala que sites criados apenas por serem criados e dizer que se tem um, não adianta muito. É necessário ir além e estar sempre modificando e criando novas possibilidades. Assim como estar sempre atento as mudanças do cotidiano.