10 estratégias para gerar leads mais qualificados
5 anos atrás – em Marketing Digital
No Marketing Digital, os leads são consumidores em potencial para a sua empresa e são aqueles que retornam para você através de um cadastro – seja numa landing page de lançamento, oferta de download de um material exclusivo, newsletter e pop-ups, por exemplo. Por este motivo, os leads acabam sendo ótimas oportunidades para o seu negócio.
Sabemos o quanto a geração de leads é importante para o sucesso da sua empresa, isso não tem como negar. Porém, sem estratégias eficientes, com fluxo constante de leads percorrendo o Funil diariamente, é mega complicado manter o impulso para o crescimento correto dos seus negócios
Agora, se mesmo dispondo de todo os esforços necessários e contínuos em sua estratégia de Funil, ainda assim a geração de leads da sua empresa não estiver atingindo o objetivo esperado, é hora de pensar além. Se você precisa e está preparado para alavancar os esforços e levar a sua estratégia ao próximo nível, você precisa conferir quais são as 10 estratégias para gerar leads mais qualificados.
Estratégia n• 1: instigue a necessidade de ver ainda mais
Você pode adicionar algumas estratégias em seu site para fazer dos visitantes uma grande oportunidade para leads, como por exemplo, oferecer conteúdo em seu blog de forma sucinta e adicionar um botão de leia mais, isso fará com que seu visitante precise adicionar alguma informação (como um e-mail) para seguir em frente – isso mostrará se ele de fato está engajado e pronto para descer no Funil.
Agora, se você ainda não sabe o que é e como criar um Funil de Vendas excelente, você precisa clicar aqui.
Estratégia n• 2: adicione lista de preço dos seus serviço no site
Com esta estratégia você consegue diferenciar ainda mais os seus visitantes dos leads. Claro, você vende algum produto ou serviço e dizer o que são e como funcionam é essencial, mas fazer com que o seu visitante acesse rapidamente o seu catálogo de preços ao invés de precisar ligar na sua empresa é algo completamente interessante.
Hoje em dia as pessoas estão super imediatistas, e ter que entrar em contato com a sua empresa por telefone pode ser algo bastante complicado e que impacta na decisão do seu consumidor.
Fornecer todas as informações relevantes sobre o que a sua empresa presta em soluções e depois a pessoa ter esses valores de forma momentânea, mas oferecendo um e-mail faz com que ela evite etapas cansativas. E vamos combinar que hoje em dia ninguém quer ligar ou oferecer seu número de contato pois já estão cheias de ligações inesperadas a todo o momento.
Utilizando essa estratégia de fornecimento de catálogo de preços por e-mail você passa a ter um lead quentíssimo para a sua empresa. Agora basta saber trabalhá-lo cuidadosamente para fazer desse lead um cliente fiel.
Estratégia n• 3: seja mais humano
Ninguém quer ser tratado como apenas mais um! Por isso, personalize os seus contatos.
As pessoas estão mais digitais e isso irá aumentar cada vez mais ao longo do tempo, mas nem por isso as pessoas querem ser tratadas como números ou só como uma venda.
Para fortalecer essa nossa afirmação, as pesquisas estão ao nosso favor.
De acordo com a Business2Community, 75% dos potenciais clientes de uma empresa têm maior probabilidade de compra de um varejista que o reconhece pelo nome, que sugerem novos produtos para compra a partir de compras anteriores ou que conhece o seu perfil de compra.
Um outro dado da Pure360, diz que a personalização acaba sendo um ato básico para uma empresa e ainda assim isso ele é completamente falho.
Um grande exemplo de humanização são as feiras livres, claro que por ser físico acaba melhorando o envolvimento com os clientes. Mas de qualquer forma, sempre há aquela barraca em que alguém é fiel simplesmente por um elo que foi criado entre feirante e cliente.
Indo para um exemplo completamente intrigante:
- Você compraria algo de alguma loja simplesmente por ter recebido um e-mail de felicitações ao seu aniversário?
E agora, se esse e-mail tivesse o seu nome, seu perfil de compra e fosse muito mais real. Você daria o próximo passo?
Estratégia n• 4: site com chat em tempo real
Essa estratégia acaba sendo muito boa em um site, isso mesmo que de repente não seja um chat 24h e apenas atenda em horário comercial. Ainda assim os chats acabam sendo super bacanas em estratégia para leads qualificados.
Antigamente, os chats eram mais básicos e já entravam direto na conversa após um simples click. Hoje, ainda existem alguns que são dessa forma, mas outros passaram a pedir nome e e-mail como forma de iniciar a conversa. Logo, são super interessantes para incluir em seu site.
Chats além de serem super bacanas e muito mais imediatistas, ampliam o relacionamento com o cliente, ele se sente muito mais acolhido e com atendimento rápido, o poder de compra também muda.
Informações da Invesp nos diz que 42% dos consumidores são mais propensos a passar informações pessoais em chats do que em qualquer outro local de conversão de um site. A taxa de satisfação deste consumidor é de 92%, fazendo dos chats o maior gerador de leads do que suporte por telefone, e-mail ou Redes Sociais.
Agora, você tem um chat ou até mesmo um botão de WhatsApp para interações mais rápidas, mas ainda assim utiliza robôs? Poxa, isso pode não ser tão eficiente assim. Você gera um lead, mas a experiência deixa a desejar.
Estratégia n• 5: anúncios segmentados por localização
Anúncios segmentados por localização podem te aproximar ainda mais dos seus visitantes. Para ele, é interessante saber que presta serviço ou que entregará um produto naquela região.
Diferentes anúncios em Google Ads adicionando localização na copy poderá fazer a diferença nas suas vendas. Mesmo que você seja uma loja online e nem esteja tão perto desse visitante ainda assim você passará mais confiança.
Essa dica de anúncios segmentados por região também estende-se às Redes Sociais. Comece a criar vários anúncios para o mesmo serviço, mas adicionando a localização, isso poderá fazer a diferença.
Estratégia n• 6: pontuação do lead
Lead é todo aquele visitante que converte no seu site, mas ainda assim há uma grande diferença para quem acessou o seu site hoje e converteu e alguém que já acessou o seu site 10x e converteu.
A pontuação é algo genial, você consegue identificar o engajamento do lead com o site da sua empresa. Há a possibilidade de fazer isso com a integração de algumas ferramentas como a RD Station e a Mautic, por exemplo.
Integrando o seu site a alguma dessas ferramentas, você pode dizer qual a pontuação que cada visitante receberá ao visitar determinada página do site da sua empresa.
Se ele visitar a home ele tem uma pontuação, se ele for além indo até a página de serviço ele soma mais pontos. O engajamento é importante para identificar o potencial de compra desse visitante. Em um exemplo simples eu te explico como isso é realmente eficiente:
Marcos acessou o site da sua empresa e viu as informações da home, se interessou ainda mais e verificou os serviços oferecidos e com mais curiosidade ele acessou o blog e leu 2 artigos somando 150 pontos. Duas semanas depois, ele acessou o site novamente e converteu assinando a newsletter, agora ele tem 200 pontos.
Pedro visitou o site da sua empresa, conferiu a home e de cara se cadastrou na newsletter. Pedro soma 50 pontos mesmo que tenha se inscrito de primeira.
Isso mostra que provavelmente, o Marcos esteja mais inclinado a se tornar um cliente da sua empresa que Pedro. E-mails com ofertas ou remarketing funcionará muito mais com ele que com o Pedro.
Estratégia n• 7: formulários com preenchimento automático
Sinto em informar, mas sim… existem visitantes preguiçosos, mas não devemos desistir deles ok? ;D
Adicionar formulários pré preenchidos facilita o engajamento e novas conversões.
O visitante do site da sua empresa já ofereceu diversas informações pessoais em diferentes locais de conversão, então essas informações poderão aparecer salvas num próximo formulário de cadastro e ele digita apenas aquilo que ainda está em falta.
Estratégia n• 8: dê preferência ao seu consumidor
Deixe que o consumidor seja a voz da sua empresa. Dê a chance dele fazer a diferença.
Pode até parecer um pouco estranho, mas isso é possível, super básico e eu lhe apresento duas formas diferentes abaixo:
- Faça publicações anunciando que criará um material exclusivo e que quer saber qual a maior dúvida do consumidor. Libere um local para cadastro e outro para escrita (assim ele pode dizer o que ele mais sente vontade de ler) e pronto. Ele participou e ainda poderá ser atendido, depois é só enviar um e-mail informando-o que o material está pronto ou que aquele não foi possível no momento, mas que outro tão bom quanto foi disponibilizado para leitura.
- Outra forma bacana, são as lives. Faça uma live para se aproximar dos seus consumidores, mostre a eles quem está do outro lado e que também é real assim como ele. Conversem, troquem experiências e faça a chamada para ação no final desta live, convidando para que essas pessoas convertam em algum material novo que disponibilizou em primeira mão a quem participou e dedicou tempo a live.
Estratégia n• 9: utilize pop-ups
Esta estratégia é antiga, mas ainda funciona!
O que muitas empresas têm feito, é a oferta de desconto tanto nos pop-ups de entrada quanto nos de saída dos site.
Talvez essa possa não ser a solução da sua empresa. Mas algo parecido pode ser a máquina de geração de leads.
Caso você não consiga disponibilizar descontos, outras alternativas são:
- Ofereça um brinde simples;
- Disponibilize um tour pela sua empresa;
- Divulgue um material para download;
- Oferte a inscrição para um webinar inovador.
Estratégia n• 10: blogs que geram conversões
No meio ou até mesmo no final de cada artigo de blog que você disponibilizar, ofereça um material para download que complemente o tema ou outro que faça sentido. Assim, os visitantes estarão sempre percorrendo pelo Funil e não fechará o site após a leitura. Mantenha-o conectado com o site da sua empresa.
Na landing page de divulgação do material, após a conversão você ainda consegue continuar com chamadas para ações diferentes. Crie o fluxo perfeito e mantenha o visitante sempre por perto.
Você sabe quando seu potencial cliente está pronto para a compra? Se ainda não identificou como esse processo funciona eu te convido a clicar neste link.
Conclusão
Lead é essencial para a sua empresa e poderíamos encerrar essa conclusão por aqui, mas claro que observações devem ser feitas.
Algumas das estratégias mencionadas envolvem ferramentas para otimizar o processo de geração de leads. E por isso, é essencial verificar o investimento que sua empresa possui para marketing e pesquisar as ferramentas que estão a altura.
Com a utilização de ferramentas é possível diminuir esforços manuais e automatizar o fluxo do seu Funil, mas claro que nem toda empresa está disposta a disponibilizar investimentos ou não podem arcar neste momento com tais plataformas. Mas você pode iniciar com o básico e ir administrando novas etapas ao longo do tempo, o importante é não parar.
Comece o mais breve possível a adicionar essas dicas no site da sua empresa e conta para gente como foi mudança.
Até a próxima 😉