Aos poucos o Google vai deixando de retornar buscas apenas através de pesquisas utilizando palavras chave. A cada dia que passa, os algoritmos ficam cada vez mais exigentes e focados 100% na nossa intenção de busca.

A mudança na forma de pesquisar faz com que o Google deixe de retornar buscas e passe a retornar respostas. Isso faz com que a palavra chave perca um pouco de sua relevância já que as pessoas deixariam de pesquisar por exemplo, inbound marketing, para pesquisar “como desenvolver Inbound Marketing para a minha empresa?

Com base nas atuais mudanças de pesquisa o SEO por si só pode não garantir o retorno esperado em buscas uma vez que o conteúdo precisa necessariamente, além de seguir pré requisitos, estar focado nas intenções do seu público alvo.

A solução é ter um conteúdo intencional, focado em solução e baseado em perguntas, já que o público está procurando por respostas nas buscas online. E isso não quer dizer que o SEO será banalizado ou deixará de ser super importante em sua estratégia de marketing.

Conteúdos criados com base em intenção, auxiliam o leitor e geram mais relevância a sua página, melhorando o seu posicionamento e consequentemente aumentando as suas possibilidades de vender.

Se você precisa criar mais conteúdos relevantes com foco em conversão, você precisa continuar essa leitura até o final e assim verificar as dicas que disponibilizamos ao longo do artigo.

Nesse artigo você vai ler sobre:

  1. As 3 categorias em que seu público alvo poderá se encontrar
  2. Consultas transacionais
  3. Consultas informativas
  4. O que é e como trabalhar o conteúdo baseado em intenção
  5. Aposte em conteúdos com palavra chave de cauda longa
  6. Interaja com os seus clientes atuais
  7. Ofereça materiais para download
  8. Aposte em conteúdos sazonais

Confira quais são as três categorias em que seu público alvo poderá se encontrar:

  • Navegação: a pessoa está em busca de um site em específico 
  • Transacional: onde a pessoa quer fazer uma compra 
  • Informativa: essa pessoa busca por informações

Para as consultas de navegação, obviamente que nessa etapa não tem muito a ser feito já que a pessoa procura por algo mais direto. Aqui talvez chamar a atenção dessa pessoa não seja algo tão fácil.

As outras duas categorias – transacional e informativa, são pesquisas em que o conteúdo precisa estar bem direcionado e que fará diferença numa decisão de escolha do visitante. Essas duas formas de consulta são as que precisam de mais estratégia.

Agora você precisa entender melhor como funcionam as duas últimas categorias para personalizar o seu conteúdo e realmente focar na intenção do seu visitante.

Consultas Transacionais

Como as consultas transacionais são voltadas a compra, talvez essa seja a melhor forma de atrair o seu visitante – ele já está preparado e só precisa ser convencido.

Uma das estratégias para obter melhores resultados com esse tipo de consulta é produzir conteúdo abrangente, com o máximo de informação possível e relevante sobre seu produto ou serviço. Outra forma de fisgar o seu visitante nessa etapa é otimizando e simplificando o processo de pagamento, por exemplo.

Uma outra forma de facilitar ainda mais esse processo de compra é possuir um FAQ (Perguntas Frequentes) diretamente no seu site ou um chat em tempo real para possíveis objeções evitando que o visitante saia do site.

Consultas Informativas

Aqui não há erros, pois como o próprio nome sugere o pesquisador está em busca de informações. Nesta etapa o visitante pode estar em diversas partes do funil de vendas, mas provavelmente ele estará alocado mais acima pois não há intenção de compra nesse momento.

O seu site tendo aquilo que o pesquisador procura e de forma bem explicativa, focado na intenção, faz com o seu site seja um local confiável e de grande chance de retorno para tráfego descendo o visitante no funil de vendas e pode até mesmo gerar uma venda no futuro.

Agora com todas as categorias mais expostas nós vamos demonstrar como o seu conteúdo deve ser criado!

O que é e como trabalhar o conteúdo baseado em intenção

Por mais que possam existir diversas formas de se pesquisar sobre o mesmo assunto ou até mesmo diferentes mas com a mesma palavras chave, criar conteúdo focado em solução é o mais ideal a ser feito. Isso abre uma infinidade de formas de se criar conteúdo como podem ver abaixo:

  1. Uma pessoa pode pesquisar:

Como desenvolver Inbound Marketing para a minha empresa?

  1. A outra pessoa pode pesquisar:

O que é Inbound Marketing?

Isso gera mais títulos e consequentemente conteúdos sobre o mesmo tema reforçando a sua defesa sobre o assunto. O que não exclui que no assunto 1 tenha o assunto 2 no decorrer do texto e vice e versa.

Atenção! Tome cuidado para não trabalhar com conteúdos duplicados, ok?

Aposte em conteúdos com palavra chave de cauda longa

Primeiro eu preciso explicar o que significa esse termo, certo?!

Existem dois tipos de palavra chave, as que são de cauda curta (Head Tail) e as de cauda longa (Long Tail), veja exemplos e explicações abaixo:

  • Exemplo de Head Tail: marketing

As Head Tail são palavras chave compostas por até duas palavras e são termos mais genéricos e amplos. Se você pesquisar MARKETING no Google virão milhares de resultados para essa pesquisa, ou seja, existe um grande volume de busca e você irá competir com uma infinidade de outros sites tendo uma dificuldade imensa de ranquear para essa palavra.

  • Exemplo de Long Tail: marketing para loja de roupas

Como pode ver, as Long Tail são mais específicas e podem conter mais de duas palavras para a pesquisa. O que pode retornar um menor volume de buscas.

Essas são as diferenças entre as palavras chave e dizemos para você sempre apostar nas de cauda longa. Porém, no exemplo ela ainda não está focada na intenção do pesquisador, que poderia ser:

Marketing para loja de roupas realmente funciona?

Com o exemplo acima ainda podemos tirar uma conclusão valiosa: esse tipo de pesquisa provavelmente é uma pesquisa informativa, ou seja, criando um conteúdo com esse tema para atrair visitantes você possivelmente chamará a atenção para informação.

Exemplo do mesmo tema com característica transacional:

Qual o valor médio de investimento para marketing de roupas?

Viu como o tema pode propor finalidades diferentes? Você não precisa criar somente conteúdos com foco em características transacionais já que existem os visitantes informativos e estes podem estar na fase inicial da sua jornada de compra.

Você pode estar se perguntando:

– Mas como eu encontro essas sugestões para os temas dos meus conteúdos?

Para isso você pode utilizar o seu próprio conhecimento no assunto que defende e as dúvidas que ainda permeiam em você. Mas também não precisa ir muito longe, basta apenas dar um Google 😉

Interaja com os seus clientes atuais

Essa é a melhor dica de todas!

Por isso eu sempre digo, quando algum cliente te ligar ou entrar em contato por qualquer outro canal de atendimento que ofereça, FAÇA PERGUNTAS.

Ter um script de atendimento é algo super valioso. Perguntar onde a pessoa te encontrou e o que ela tem de dúvidas sobre o serviço ou produto é o que você precisa para desenvolver o seu conteúdo. Não há nada mais focado e simples do que isso!

Outra dica para essas soluções de clientes é elaborar um FAQ em seu site e melhorar ainda mais o seu SEO.

Para esses temas ainda é possível ir diretamente ao seu concorrente e ver o que as pessoas estão buscando em dúvidas seja nos comentários das Redes Sociais, site, Reclame Aqui e em todos os canais possíveis.

Ofereça materiais para download

Uma forma bem bacana de divulgar conteúdo informativo é através do que chamamos de material rico: infográficos, informativos, algo que classifique como valioso a ponto de solicitar o e-mail da pessoa em troca.

Quando você divulga um material para download, além de compartilhar informações úteis, você consegue receber informações pessoais do seu lead (visitante que converte) – porém, só não seja tão invasivo nas perguntas e nem chato com um questionário enorme por um único material. Aumente a quantidade de campos que solicita conforme complexidade e tempo investido no seu material rico.

Essas informações pessoas podem ser solicitadas através de landing pages – páginas de captura ou em algum outro formato bacana que encontre para tal.

O e-mail que você recebe em troca é importante tanto para a criação de um mailing, que permitirá que você dispare e-mails para essa pessoa, criando um melhor relacionamento, quanto para criar campanhas segmentadas nas redes sociais e ter um melhor engajamento além de simplesmente rodar campanhas e impulsionamentos com base em interesses.

Aposte em conteúdos sazonais

Também é possível criar conteúdos com base em intenção para as datas comemorativas visto que as pesquisas mudam o foco, por exemplo:

O que antes era: como plantar lírios

No dia das mulheres será: posso dar lírio de presente?

Uma data específica em que as buscas são mais transacionais, ou seja, mais focadas em compra, é a Black Friday. Por isso aposte em conteúdos bem intencionais e mude a copy do seu site para facilitar o momento de compra.

Criar um senso de urgência também pode ser bem interessante para essas datas específicas. Você pode adicionar um contador no site para impulsionar ainda mais as vendas.

Essas são as dicas que podem te auxiliar na criação de um conteúdo baseado em intenção e fazer com que você possa atingir um novo patamar daqui para frente. 

Conta pra mim nos comentários: você já repensou as suas estratégias de marketing para 2020?