As quatro etapas do Funil de Vendas

As quatro etapas do Funil de Vendas pode ser lembrada através do modelo AIDA, conhecimento, interesse, decisão e ação, que representam a mentalidade do potencial cliente.

Cada estágio do Funil depende de uma abordagem diferente da sua e do profissional de marketing, já que enviar um e-mail errado na hora errada, pode ser o fio da meada da sua estratégia. Pois seria como um garçom oferecendo a sobremesa antes mesmo do prato principal.

Com o intuito de orientá-lo cada vez mais, nós vamos analisar cada estágio do Funil de Vendas com mais detalhes logo abaixo.

As 4 etapas do Funil de Vendas

Detalhamento das etapas do Funil de Vendas

Consciência

Este é o momento em que você primeiro chama a atenção de um consumidor. Pode ser através de uma publicação em Redes Sociais, uma busca no Google ou um anúncio de display (anúncio em imagem), por exemplo.

Seu potencial cliente se conscientiza da existência da sua marca e do que você oferece.

Quando por um acaso já é o momento exato, pode acontecer uma compra imediata. É o cenário perfeito, o momento certo e na hora exata. Mas o que ocorre na maioria das vezes, é mais um “namoro”. A empresa busca atrair a atenção do consumidor para retorno ao site e mais envolvimento com a empresa.

Interesse

Quando os consumidores estão nesta etapa do Funil de Vendas, eles estão buscando na internet, comparando preços em diferentes concorrentes e avaliando as opções. Por isso, o conteúdo relevante é essencial, assim faz com que ele de fato finalize com o que há de melhor o orientando.

Decisão

O estágio de decisão do Funil de Vendas é quando o cliente está pronto para comprar. Ele ou ela pode considerar duas ou três opções.

Este é o momento de fazer sua melhor oferta. Pode ser frete grátis quando a maioria dos seus concorrentes estão cobrando essa taxa, cupom de desconto ou um produto extra, aquele famoso compre 5 e leve 6. Independente de qual seja a sua jogada, torne-a irresistível ao não.

Ação

No último estágio do Funil de Vendas, quem atua é o cliente. Ele compra seu produto ou serviço e se torna parte do todo da sua empresa.

Não é porque o consumidor chegou ao tão esperado Fundo do Funil, que significa que seu trabalho tenha acabado por aí. Seus esforços precisam ser contínuos e transformar uma venda em 10, 20, 100 vendas.

Para esta próxima etapa, denominamos Relacionamento, você está focado na retenção de clientes. Esteja sempre presente, expresse gratidão pela compra, incentive o cliente a elaborar uma avaliação da sua empresa e continue com ele sempre por perto, pois só assim ele passará a fazer a real diferença dentro da sua empresa.