O que é SEO?
5 anos atrás – em Marketing Digital
Gostaria de te parabenizar por estar aqui. Entender o SEO e implementar esta estratégia é essencial para que você possa ter resultados consistentes. Vamos ao artigo!
A famosa primeira página
A maior parte das pessoas que possuem um site desejam estar na primeira página de busca, não é verdade? Isso quando elas não querem que seu site esteja no primeiro lugar da primeira página do Google.
Não é para menos, certo?
Estar entre os primeiros é uma maior garantia de tráfego e vendas, desde que você tenha um site bem construído e intuitivo, além de uma equipe de vendas treinada e atenta 😉
Como já comentamos em “Preciso ter um site em 2020?”, ter um site não é suficiente, dificilmente você estará na primeira posição sem esforços adicionais.
É aí que entra o SEO.
O SEO é composto por diversas estratégias para melhorar o conteúdo do seu site e fazer com que ele seja relevante a ponto de ser mais propenso aos resultados nos mecanismos de buscas.
Ao longo deste artigo vamos apresentar algumas estratégias utilizadas em SEO para que você conheça e entenda um pouco melhor todas as oportunidades que você pode deixar passar atualmente.
Vamos falar sobre:
- O que é e qual a importância do SEO
- Como o Google funciona
- SEO para mobile
O que é e qual a importância do SEO
Search Engine Optimization, mais conhecido como SEO. Sua tradução refere-se a Otimização para Mecanismos de Buscas. Como comentado acima, o SEO é composto por um conjunto de estratégias para melhorias de sites.
As melhorias em um site são feitas para se obter um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, tais como: Google, Bing e Yahoo. Essas benfeitorias possibilitam mais acessos ao site de forma orgânica, ou seja, sem a utilização da criação de campanhas patrocinadas como o Google Ads.
Como o Google funciona?
O Google trabalha indexando as páginas que são disponibilizadas na web para que as mesmas possam ser encontradas no momento em que alguém fizer uma busca online. Quem decide qual resultado será exibido é o Google e o seu famoso algoritmo.
É aí que entra a necessidade da utilização das estratégias de SEO. Trabalhamos formas de tornar o seu site mais relevante para o Google, fazendo com que o algoritmo julgue o seu site mais relevante quando se trata de determinado assunto.
São inúmeras as ações que podemos realizar, mas para citar uma que todos conhecem e facilitar o entendimento, citaremos os blogs.
Os blogs são uma ótima forma de dizer para o algoritmo do Google que você entende de determinado assunto. Afinal, se você fala com frequência sobre determinado assunto, bom nisso você deve ser. O algoritmo passa a olhar com “melhores olhos” para você.
Importante: não basta escrever por escrever. Estamos na era do conteúdo e a mensagem que você vai passar deve ser realmente relevante para o seu cliente.
Se você utilizar de táticas ou textos repetitivos por exemplo, o Google consegue identificar determinadas ações e pode deixar de exibir o seu site (ou exibir menos), mesmo você produzindo conteúdo todos os dias.
Vale lembrar que mesmo produzindo conteúdo todos os dias e de qualidade, ainda assim não há garantia de posicionamento. O trabalho de SEO é recorrente e é preciso estar atento em diversas fontes para que se extraia os melhores resultados.
Além do blog e do conteúdo, existem outros fatores importantíssimos*:
- Site responsivo: de uns tempos pra cá o Google tem melhorado o posicionamento de sites que apresentam bom comportamento em dispositivos móveis. Por isso, garanta que o seu site esteja funcionando em todos os dispositivos, ok?
- Tempo no site: Se o Google percebe que um usuário entrou no seu site e voltou para a página de busca em seguida, ele entende que o usuário não encontrou o que buscava. Por isso, é importante tomar cuidado com pop-ups em excesso e com a velocidade de carregamento do seu site.
- URL: o endereço da página precisa ser curto e fazer sentido com o título da página em questão.
- Títulos e subtítulos: na realidade estes são chamados de heading tags – são os tais H’s de um site, ou seja, o subtítulo precisa casar com o título, dar segmento ao assunto.
- Imagens: as imagens do site precisam receber um nome correspondente ao assunto ou seção da página em destaque.
* com base em testes realizados por profissionais de SEO. O Google não exibe e não divulga de forma clara todos os fatores que considera para um bom ranqueamento.
SEO para mobile
Lembra que comentei sobre sites com layout responsivo?
Pois bem… o SEO para mobile também conta com algumas técnicas importantes a serem seguidas.
Na verdade, as estratégias acima se adequam ao mobile. Porém, o uso do mobile first na construção de um site também é importante para um bom ranqueamento nesses dispositivos.
Aqui na Hixel, todos os sites são programados para dispositivos móveis. Com isso conseguimos garantir melhor performance e experiência para o usuário final.
Outro fato que não podemos deixar passar é o número de pesquisas por voz, que aumentou bastante nos últimos tempos. Não deixe de considerar esse fator quando estiver pensando no conteúdo do seu site.
Lembre-se, um site não é apenas um site. São diversos fatores que influenciam seu ranqueamento. Não deixe de investir em boas estratégias e otimize ainda mais os resultados da sua empresa, ok?
Aproveite para nos dizer nos comentários com qual busca você gostaria que a sua empresa aparecesse em primeiro. O que você tem feito para atingir este resultado?