As palavras chave fazem parte das estratégias de SEO. E nada mais é o tema principal que você utiliza na criação de um texto ou alguma chamada de post, de e-mail marketing e por aí vai. Então vamos agora entender um pouco mais sobre o que são palavras chave.

O que você verá neste artigo:

  1. O que são palavras chave em SEO
  2. Qual a importância das palavras chave para o Google
  3. Diferenças entre palavras chave e sua relevância para as buscas
  4. Aposte em palavras de cauda longa

O que são palavras chave em SEO

Primeiro, vamos focar no que é SEO – Search Engine Optimization, o que no português refere-se a Otimização para Mecanismos de Buscas. O SEO é composto por um conjunto de estratégias para melhorias em sites. E uma das ações que compõem o SEO é o uso de palavras chave. 

Há dois tipos de palavras chave, as de cauda curta e as de cauda longa. Esses dois termos de palavras chave vem do inglês, Head Tail e Long Tail, respectivamente. E ambas são super importantes de se entender que é o que vamos fazer ao longo deste artigo.

O que são palavras chave em SEO

O SEO é muito importante para melhoria do ranqueamento de um site nos mecanismos de buscas como o Google, por exemplo. Porém, o Google passa por evoluções e a gente precisa sempre acompanhar essas novidades para fazer o melhor em estratégias de Marketing Digital. Por isso, vamos entender melhor essa proposta.

Qual a importância das palavras chave para o Google

O Google trabalha indexando as páginas que são disponibilizadas na web para que as mesmas possam ser encontradas no momento em que alguém fizer uma busca online. Quem decide qual resultado será exibido é o Google e o seu famoso algoritmo.

É aí que entra a necessidade da utilização das estratégias de SEO. Trabalhamos formas de tornar os sites mais relevante para o Google, fazendo com que o algoritmo julgue o seu site mais relevante quando se trata de determinado assunto.

Aqui entram as palavras chave, pois se você estiver falando de pizza, por exemplo, esse termo deverá aparecer no seu texto. Pizza seria uma palavra chave de cauda curta, mas se você refinar ainda mais a criação do seu texto e utilizar algo como, pizza de calabresa em São Paulo, isso vira uma palavra chave de cauda longa e precisa ser reforçada ao longo do texto.

Diferenças entre palavras chave e sua relevância para as buscas

Existem dois tipos de palavra chave e já citamos quais são, mas caso já tenha se esquecido segue novamente – as que são de cauda curta (Head Tail) e as de cauda longa (Long Tail), veja exemplos e explicações abaixo:

Exemplo de Head Tail

  • Palavra chave: marketing

As Head Tail são palavras chave composta por até duas palavras e são termos mais genéricos e amplos. Se você pesquisar MARKETING no Google virão milhares de resultados para essa pesquisa, ou seja, existe um grande volume de busca e você irá competir com uma infinidade de outros sites tendo uma dificuldade imensa de ranquear para essa palavra.

Exemplo de Long Tail 

  • Palavra chave: marketing para loja de roupas

Como pode ver, as Long Tail são mais específicas e podem conter mais de duas palavras para a pesquisa. O que pode ter um menor volume de busca.

Você consegue observar a diferença entre os dois tipos?

Aposte em palavras de cauda longa

Como podem ver, as palavras chave de cauda longa são mais específicas e tendem a ser menos concorridas nos mecanismos de busca.

As palavras chave de cauda longa acabam caindo no que nomeamos de conteúdo baseado em intenção – também temos um artigo que explica mais sobre isso, para ler na íntegra clique aqui.

O conteúdo baseado em intenção está fortemente ligado às palavras chave de cauda longa. Você cria conteúdo mais específico e de acordo com o que as pessoas estão realmente pesquisando. Você esquece os termos mais genéricos como, hambúrguer caseiro e passa a escrever sobre como fazer hambúrguer caseiro utilizando fraldinha.

Atualmente, as pessoas tendem a buscar na internet muito mais pelo segundo exemplo do que o primeiro. Mas claro que também existe o Funil de vendas e todo o percurso que um visitante percorre até se tornar um lead. Aqui sim precisa de conteúdos de todos os tipos – mais genéricos e amplos e os mais específicos. Mas esse é um outro assunto.

Aposte em palavras chave de cauda longa

Para ler sobre Funil de Vendas, você pode clicar aqui e ir direto para um outro conteúdo do nosso blog.

Mas lembre-se, as estratégias em Marketing Digital são imensas. Você precisa estudar bastante sobre o assunto e ir testando o que mais se adequa a sua empresa e estágio em que está.

Continue acompanhando o blog da Hixel, pois aqui sempre haverá um conteúdo que fará a diferença para o avanço digital da sua empresa.

E aí, curtiu? Comente com a gente o que achou deste conteúdo e se já faz algum tipo de estratégia.

Até a próxima 😉